Pôr do sol na ruta exRN40

Saída: Salta/Argentina – Km 2330 (12:57h)
Chegada: Purmamarca/Argentina – Km 2694 (23:27h)
Distância: 364Km

Hoje acordamos mais tarde, por volta das 9:30h. Arrumamos nossas coisas no carro e tomamos o café da manhã. Aquecemos água e fizemos chá de coca nas nossas garrafinhas de inox para tomarmos durante o caminho, já que íamos atingir maiores altitudes. Fomos então nos despedir do Hector, dono da pousada. Como tínhamos que fazer a troca de óleo do carro, ele nos deu uma dica de onde fazer. Na hora de pagar a hospedagem, é importante ressaltar que na pousada do Hector são aceitas diversas moedas: pesos chilenos e argentinos, reais, dólares, bolivianos e euros. A hospedagem neste hotel foi muito boa, principalmente pela atenção que o dono dá aos seus hóspedes. Ainda na hora de sair ele falou que se tivéssemos qualquer problema, tanto na Argentina quanto no Chile, poderíamos entrar em contato com ele.

Fomos trocar o óleo, sacar dinheiro e comprar algo para comer durante a viagem, tudo isso acabou nos atrasando bastante e acabamos saindo de Salta às 13h.

Nosso destino deste dia é era ir até Purmamarca, passando por San Antonio de Los Cobres (SALC).

O dia estava muito bonito e ensolarado. Fomos em direção a San Antonio de Los Cobres pela ruta 51, cujos primeiros 10km são de rípio em condições irregulares e após asfaltada em ótimo estado. Os últimos 20km também são de rípio, porém em bem melhores condições que o primeiro trecho que não era asfaltado.

As paisagens desta ruta também são muito bonitas, com morros cobertos por muitos cactus. As paisagens certamente compensam a viagem.

Um pouco antes de chegar a San Antonio, o tempo começou a ficar feio e pegamos chuva forte no caminho. Caiu até mesmo chuva de pedra, sorte que eram bem pequenas.

Chegamos a San Antonio de Los Cobres às 18:30h. A cidade fica no meio dos morros e sua principal atração é o viaduto La Polvorilla por onde passa o Tren a las Nubes (Trem para as Nuvens). Este trem faz o percurso entre Salta e San Antonio de Los Cobres, passando da altitude de 1200m até 4200m. Logo que chegamos algumas crianças já vieram nos abordar. Uma menina nos deu 2 pedrinhas dizendo que eram “regalos da suerte” e em troca queria dinheiro. Demos umas balas que já tínhamos comprado para este propósito. Boa parte dos povoados do noroeste argentino são bem pobres, e as balas (caramelos) sempre fazem a alegria da criançada. Em seguida veio um menino que queria servir de guia para nos levar até o viaduto La Polvorilla. Dissemos que não era preciso, demos mais balas e seguimos para dar uma volta rápida pela cidade.

San Antonio de Los Cobres

Ruas de San Antonio de Los Cobres

Logo seguimos para o famoso viaduto, demoramos um pouco para encontrar sua localização no GPS. Depois que encontramos, o GPS nos levou direto para lá. Para chegarmos lá seguimos pela ruta 51, depois pegamos a ruta 40 à direta até o viaduto. O trecho da ruta 40 está péssimo, pois passa literalmente por dentro do rio, acabamos levando muito tempo para chegar lá. Próximo a chegada tivemos que tapar alguns buracos na estrada com pedra para poder passar. Na volta descobrimos um caminho mais fácil (veja no fim da página, nas dicas do dia).

Viaduto La Polvorilla por onde passa o Tren a las Nubes

Retornamos para SALC pelo novo caminho e seguimos para Purmamarca. Para irmos para Purmamarca pegamos a ruta exRN40 em SALC, indo em direção ao norte até encontrar a ruta 52 (em Salinas Grandes, no paso Jama). Este trecho é de 100Km de rípio, sendo que os 10 primeiros em condições bem ruins: tem que andar no máximo a 20Km/h devido as costeletas na estrada. Posteriormente a estrada está ótima, podendo-se andar de 60 a 80km/h. Após as Salinas Grandes pega-se a ruta 52 à direita em direção a Purmamarca, passando pela Cuesta del Lipán. Toda a ruta 52 é pavimentada e está em ótimas condições Após 60km pela ruta 52 chega-se a Purmamarca, logo após a Cuesta del Lipán.

Retornando para San Antonio de Los Cobres (ruta 51)

O trecho da exRN40 possui paisagens deslumbrantes. Como pegamos este caminho já ao final da tarde, podemos contemplar as belas paisagens de montanha no pôr do sol. No caminho você encontra algumas criações de lhamas e mulas, além de algumas vicunhas soltas. Conseguimos chegar bem perto delas e tiramos várias fotos. Com o pôr do sol as montanhas ficam com cores fantásticas. Conseguimos fazer também ótimos clicks das salinas, com a luz do sol refletida e as montanhas ao fundo. Este trecho valeu a pena mesmo!

Pôr do sol na ruta exRN40

Quando chegamos a ruta 52 já estava noite e acabamos não conseguindo apreciar as belas paisagens da Cuesta del Lipán. O bom é que iremos passar por este mesmo caminho quando formos em direção ao Chile, pois este é o percurso do paso Jama, que vai até San Pedro de Atacama.

Durante a descida da Cuesta del Lipán, os discos do freio aqueceram muito (estavam cheirando a queimado) e perdemos muita sua eficiência, isto de uma hora para outra. Sorte que conseguimos perceber isto a tempo, antes de precisar deles em alguma das muitas curvas. Tivemos que descer os 2000m em segunda marcha (a no máximo 40km/h), usando o freio motor e com as luzes de alerta ligadas. Levamos um susto, mas conseguimos chegar a Purmamarca sem maiores problemas. Não entendemos o porquê do problema, já que fizemos a revisão dos freios antes de sair de viagem e as pastilhas possuem pouco uso.

Chegando em Purmamarca tivemos uma impressão muito boa da cidade, pois havíamos lido que possuía apenas 500 habitantes e achamos que não ia ter ninguém. Porém chegando lá vimos que é muito turística e havia bastante movimento, mesmo sendo bem tarde da noite. Havia também várias opções de hospedagem.

Andamos um pouco pelas ruas de Purmamarca em busca de um hotel. Nos dois primeiros hotéis que perguntamos, e que foram indicados por uma pessoa na rua, o preço foi de PA$250,00 (R$130,20). Embora o hotel fosse muito bom, o valor estava acima do que pretendíamos pagar. Continuamos procurando e encontramos a hosteria Él Ricon de Claudia Vilte por PA$120,00 (R$62,50), localizado na calle Libertad, s/nº (entre Belgrano e Rivadavia). A pousada era bem simples e rústica, mas valeu a pena para passar apenas uma noite. Na pousada funciona um bar/restaurante com música ao vivo. A proprietária, Claudia Vilte, é uma cantora.

Purmamarca é um pequeno povoado com ruas estreitas de terra, fundada em 1594, localizada entre diversas montanhas coloridas. Com apenas 500 habitantes, a vila é agradável e possui várias opções de hospedagem. Sua atração principal é o Cerro de Siete Colores, que é uma montanha com pelo menos 7 faixas de cores, formada por diferentes camadas de sedimentos e que pode ser vista de praticamente qualquer parte da vila. A imagem desta montanha é um dos principais cartões postais de toda a região. Apesar de pequena e rústica, a vila é muito frequentada por turistas.

Dica do dia:

A seguir descrevemos o melhor caminho para chegar ao viaduto La Polvorilla: para seguir até o viaduto saindo de San Antonio, deve-se pegar a ruta 51 até o encontro da RP74, onde se toma à direita até a ruta 40, pegando novamente à esquerda até o viaduto. Este caminho é muito melhor mesmo, leva-se menos da metade do tempo, pois a estrada está em condições bem melhores. Abaixo, em rosa, você poderá ver o melhor caminho a seguir.

Melhor caminho para chegar no viaduto La Polvorilla (em rosa). Imagem do software Garmin Mapview (mapa do projeto Mapear).

Faça o percurso da exRN40, entre San Antonio de Los Cobres e Salinas Grandes ao entardecer, as paisagens são deslumbrantes.

Veja mais fotos deste dia no Flicker: clique aqui!
Ir para o próximo dia.

« Older Comments
  1. Thiago
    Thiago says:

Boa tarde família souza, tem alguma notícias sobre as estradas da região atualmente? eu irei esse final de ano para Cafayate, depois seguir em direção a Salta, Jujuy recorrendo parte do trajeto que fez. Ótimas dicas.