Plantação de girassóis em Concepción del Bermejo

Saída: Resistencia/Argentina – Km 972 (8:40h)
Chegada: Salta/Argentina – Km 1789 (18:30h)
Distância: 817Km

Acordamos às 7:30h e fomos tomar café. O café na Argentina, não muito diferente dos outros da viagem anterior, foi bem simples com medialunas, torradinhas, doces cremosos, café, leite e suco artificial.

Saímos de Resistencia às 8:40h com destino a Salta. A previsão para hoje é de percorrer 816Km. O tempo hoje continuou bem abafado e estava nublado. Choveu em alguns trechos, amenizando um pouco o calor.

Para chegar a Salta o trajeto é através da RN16 em sentido oeste, passando por Presidencia Roque Saenz Peña e Joaquim V. Gonzalez. Após pega-se a RN9/34 à direita e depois a RN9 à esquerda até Salta.

Na saída de Resistencia passamos por outro pedágio que custou PA$2,10 (R$ 1,09).

Paramos em Saenz Peña para abastecer e já compramos uns sanduíches para a viagem, pois o caminho ainda seria longo e sem muitas opções na beira da estrada. Tínhamos que garantir nosso almoço! Pagamos por 4 sanduíches de presunto e queijo PA$14,00 (R$7,29).

Em Concepción del Bermejo, após Saenz Peña, passamos por um campo de girassóis. Não estava tão bonito e o tempo também não ajudou, pois estava nublado e bem na hora começou uma chuva bem forte.  Mesmo assim deu para fazer uns clicks.

Plantação de girassóis em Concepción del Bermejo

A RN16 possui alguns trechos com pavimento irregular, nestes trechos há muitos buracos. Porém estes trechos não chegam a ser um grande problema, basta dirigir com atenção para desviar da maioria dos buracos. Em toda sua extensão não possui acostamento e a pista é simples. A velocidade permitida é de 110Km/h.

Retas intermináveis na RN16

Deve-se abastecer em Saenz Peña, pois até Joaquim V. Gonzalez são em torno de 440Km e há alguns abastecimentos na margem da RN16. Por segurança, recomendamos manter combustível para uma autonomia mínima de 200Km. Pelos relatos que lemos na internet tivemos a impressão que este trajeto seria bem mais desolado. O movimento de veículos foi pequeno, mas até que havia um número razoável de postos de combustível e vilarejos no caminho. Todo o percurso da RN16 é tranquilo e pode-se percorrê-lo sem dificuldade alguma.

Neste trajeto passamos por outros 4 carros brasileiros. Um deles era uma pickup que está fazendo uma expedição chamada “América do Sul parte II – 2009/2010”.

Passamos por uns 4 postos policiais e não fomos parados em nenhum. Em um posto policial próximo a Pampa de Los Guanacos (entrocamento com a RP6) havia um policial com uma prancheta na mão que aparentemente anotou nossa placa. O indivíduo tinha uma cara de “falcatrua”, mas não nos parou. Pensamos que ele iria avisar algum de seus colegas pelo rádio e logo adiante seríamos parados, mas isto não aconteceu. Lemos um relato na internet que falava sobre cobrança de propina neste posto policial.

No fim da RN16, se pega a RN9/34 à direita. Esta rodovia é toda duplicada e está em ótimo estado de conservação. Depois se toma a RN9 à esquerda em direção a Salta. Neste trecho somente há postos de combustível próximos a RN9. Ou seja, logo depois da RN16 ainda anda-se um bom trecho da RN9/34 sem abastecimentos: previna-se e encha o tanque em Joaquín V. Gonzáles.

Chegando a Salta passamos por dois pedágios que custaram PA$1,80 (R$) e PA$2,50 (R$).

Chegamos às 18:30h e fomos direto para o Hotel Yatasto, o qual foi indicado pelo André Marques de Maringá-PR (Expedição Trópico de Capricórnio) que fez uma viagem para o Atacama em 2009.

O hotel possui estacionamento a uma quadra e meia (já incluído na diária), ventilador de teto, café da manhã e internet wi-fi. O dono (Hector) é casado com uma brasileira, que no momento está passando uma temporada no Brasil. Hector além de ter o hotel, faz passeios pela Bolívia, Chile e pelas regiões de Salta e Catamarca na Argentina. Como já havíamos pesquisado sobre a Catamarca, onde em alguns lugares não é recomendável ir num veículo só (mesmo se tenha um veículo 4×4), acabamos muito incentivados a voltar e fazer uma expedição 4×4 de 9 dias. Estes lugares da Catamarca, segundo um francês que organiza tours por vários lugares no mundo, diz serem os mais lindos de todos! Como podem ver, mal chegamos aqui e já estamos com o pé que é um leque fazendo planos para voltar, porque este lugar é mágico. Mas isso até o momento é somente teoria para nós (vistos em relatos e fotos), pois ainda nem iniciamos a parte boa da viagem.

Após nos instalarmos no hotel fomos dar uma volta para conhecer a cidade.

Fomos primeiramente ao início da subida do cerro San Bernardo para ter uma vista geral da cidade e poder fotografar. Não chegamos a subir, pois já estava tarde e ainda queríamos dar mais umas voltas. A subida no cerro pode ser feita a pé, de carro (até bem próximo do topo) ou de teleférico que parte do parque San Martín. Há também a opção de subir e descer pelas escadarias ou subir e descer através do teleférico. Após fomos conhecer a Iglesia San Francisco, localizada na Calle Córdoba esquina Caseros. Que é uma igreja muito bonita, um dos cartões postais da cidade.

Salta vista do mirante no Cerro San Bernardo

Iglesia San Francisco

Depois fomos passear no parque San Martín. É um belíssimo lugar para passar uma tarde. Tem brinquedos para crianças, lago com barquinhos e pedalinhos, além de espaço para se fazer caminhadas. Quando chegamos tinha um grupo musical se apresentando, não sabemos se era chileno ou argentino. O que nos chamou bastante atenção é que as pessoas desta região da Argentina possuem características do povo chileno e boliviano: pele mais escura e estatura baixa.

Músicos argentinos no Parque San Martín

Parque San Martín em Salta

Passamos na feira de artesanato que acontece todos os domingos no Parque San Martín. Lá compramos mais uma toquinha de lã para enfrentar o frio dos Geisers Él Tatio no Chile. Jantamos numa pizzaria chamada El Palacio de La Pizza na Calle Caleros, 117. Comemos uma pizza grande e pagamos PA$39,00 (R$ 20,31) que foi bem saborosa. Esta pizzaria estava bem pouco movimentada para um domingo. Na pizzaria o garçom nos recomendou tomar cuidado com nossas bolsas e máquinas fotográficas, pois poderíamos ser furtados.

Convento San Bernardo

Depois abastecemos o carro e voltamos para o hotel. Na chegada ao hotel conversamos com Hector que nos deu muitas dicas de passeios, sendo muito atencioso conosco. O Hector também nos deu um saquinho com folhas de cocas secas para fazermos chá e tolerar melhor a altitude. Após fomos dormir, pois o outro dia seria cheio, afinal é a partir dé amanhã que começa a melhor parte da viagem.

Dica do dia:

Não durma em Corrientes, escolha um hotel em Resistência, pois nesta última cidade existem maiores e melhores opções de hospedagem.

Veja mais fotos deste dia no Flicker: clique aqui!

Ir para o próximo dia.

1. baldissar
    baldissar says:

bom dia arrsouza;parabens pela clareza do seu site,suas dicas sao inteligentes.tenho planejado ir a ashuaya e perito moreno em el calafate ,quero mostrar as geleiras p/ as crianças antes que desapareçam .somos de viamao vou ir p/ mostarda ate sao jose do norte,rio grande,chui ate colonia esse trecho dentro do uruguay e tanquilo ,como é a seguraça.voce foi de prisma 1.4 como foi teve dificuldade carro baixo,devo ir de scenic 1.6 16v suporta o ripio ,os trechos .o que acha? nao tenho data firmada mas quero ir junho ou julho sei tem neve e muito frio eu gosto disso acha que crianças de 6, 13 suportam bem?tenho 20 dias p/ fazer essa viagem acha que consigo.nao gostaria de correr mas aproveitar o tempo com a familia mesmo que em algums trechos tenha que me esforçar.aqui em casa ´so oque falamos!vou com criança tem hospitais razoaveis,nao vou precisar ,so pra prevenir!e a lingua castelhana da para emtende alguem fala portugued por la.mande alguma dica mais se tiver .obrigado e abraços!!!!!!

• arrsouza
      arrsouza says:

Boa noite Baldissar
      Agradecemos a visita ao blog.
      Ainda não fomos até Ushuaia de carro, porém pelos relatos o trecho é seguro, dependendo da época do ano.
      Você for pela ruta 3 pela costa da Argentina que é banhada pelo Atlântico, você deverá percorrer poucos quilômetros de rípio (talvez uns 300km).
      No inverno (junho a setembro) não dá para ir de carro até Ushuaia. Você encontrará estradas fechadas e muita, mas muita neve. Este roteiro deve ser feito no verão.

Em maio já é complicado chegar lá. Veja o relato em:

Para fazer esta viagem o aconselhável são 30 dias. Em 20 você terá que percorrer longas distâncias diariamente.

Somente falando português dá para se virar bem. Leve um dicionário e um guia de conversação para ajudar.

Abraços

Alexandre e Rosângela

2. marlio batista
    marlio batista says:

muito obrigado pelas dicas ,com certeza estivemos em resistencia em janeiro d e2010 e vamos agora para chile valeu suas dicas de tudo e tudo e verdadeiro expresao da verdade obrigado

3. Erasmo Júnior
    Erasmo Júnior says:

Caros Alexandre e Rosângela.
    Estou encantado com o site e com todas e tantas informações.
    Vou fazer agora depois do natal o trajeto Mogi Mirim-Salta-San Pedro de Atacama.
    Vou com minha mulher e filha.
    Estamos aproveitando cada uma das informações.
    Muito obrigado pela paciência com todos nós.
    Abraços e até a volta.
    Erasmo

4. Angelo Luiz De Bortoli
    Angelo Luiz De Bortoli says:

Ola Alexandre e Rosangela!

Sou de Pato Branco, me chamo Angelo e minha Esposa Danieli, estamos planejamento uma viajem semelhante a de vcs para março 2011, e estamos maravilhados com os relatos de vcs!!! Parabens!! Abraço!!

5. André Marques
    André Marques says:

Olá amigos Alexandre e Rosangela

Que bom que concluíram o diário, pra variar, de excelente qualidade.
    Legal terem ficados no Hostel Yatasto, pena que não encontraram Maria, esposa do Hector, e seus filhos, são muito atenciosos e simpáticos também.
    Salta realmente é uma cidade especial, gostei muito de lá, é uma região onde podemos sair para vários passeios e o clima de lá é muito ameno, pelo menos à noite.
    Com certeza é um lugar pra se voltar lá, tenho saudades daquela região.
    Abraços

André

• arrsouza
      arrsouza says:

Boa noite amigo André!
      Nós que lhe agradecemos por todas as dicas que contribuiram muito para a nossa viagem ter sido perfeita.
      Realmente o Hector é muito simpático e atencioso e nos ajudou muito.
      Salta é muito bela e vale a pena uma visita.