Como dirigir na neve e uso das cadenas

Cadenas são as correntes usadas nas rodas dos veículos para poder trafegar mesmo com neve na pista. Existem as cadenas convencionais, cadenas de tela e cadenas líquidas.

A lei exige o uso de cadenas, ou outro dispositivo antideslizante autorizado, para evitar derrapagens em pistas com neve ou gelo. Deve-se instalar em pelo menos uma roda de tração de cada lado do veículo ou utilizar pneus especiais (de contato ou com cravos/pregos).

Pneus com cravos: permitidos em alguns países da Europa.

Pneus com cravos: permitidos em alguns países da Europa.

Os pneus com cravos/pregos são uma alternativa aos pneus de inverno, mas a sua utilização é limitada pela legislação. Uma vez que é muito agressiva, em especial com o asfalto, a sua utilização é permitida somente em a pistas completamente congeladas. Nem todos os países liberam a sua utilização, e os que permitem, muitas vezes limitam o seu uso somente em determinadas épocas do ano. Na Europa são permitidos nos países alpinos como Suíça, Áustria e Liechtenstein, e  escandinavos (Noruega e Suécia). Os cravos  usados devem necessariamente ser arredondados e não superior a dois milímetros da superfície do pneu.

As cadenas convencionais e de tela devem ser usadas quando há neve na pista e devem ser instaladas nas rodas de tração do veículo. No caso de veículos com tração 4×4 deve-se instalar nas rodas dianteiras. Veja abaixo fotos dos modelos de cadenas convencionais:

cadenas

Cadenas convencionais.

cadenas_308

Cadenas convencionais.

Cadena de tela

Cadena de tela

O uso de cadenas de tela é mais comum na Europa. Este tipo é mais fácil de instalar, no entanto é também mais caro. Elas se ajustam aos pneus através de um elástico, simplificando assim a sua colocação. Os tecidos com os quais elas são fabricadas não escorregam na neve e gelo. Seus criadores afirmam que elas são tão eficazes quanto as convencionais. Além disso são leves, podem ser lavadas e armazenadas em qualquer lugar.

Quando há neve na pista de asfalto ou rípio, o carro atola e derrapa facilmente. Em subidas, mesmo as pouco íngrimes,  o veículo patina e muitas vezes não consegue subir.

Por experiência própria, comprovamos que as cadenas fazem uma boa diferença na aderência do carro à pista, trazendo mais segurança ao dirigir na neve. Usando as correntes, não derrapamos nenhuma vez. Durante uma de nossas travessia das cordilheiras (paso Cardenal Samoré – Viagem em junho/2009) passamos por 4 caminhões que derraparam na neve e sairam da estrada, todos não estavam usando cadenas.

Se você pretende viajar no inverno é importante que você tenha as cadenas. Quando a espessura de neve na pista é maior de 2 cm, o seu uso é obrigatório (exigido pela polícia). Se você deixar para comprar na hora que realmente precisar, talvez acabe pagando muito mais caro do que elas realmente valem. Ou pior, não conseguir comprar e ter de aguardar a retirada da neve. Em Uspallata, no paso Los Libertadores (ligação entre Mendoza e Santiago), as cadenas usadas estavam custando R$140,00; enquanto em Junin de Los Andes, nós compramos novas por R$75,00 (junho/2009). É possível também comprá-las no Chile e Argentina em alguns postos de combustível, grandes redes supermercados e lojas especializadas em acessórios para automóveis.

Existem cadenas convencionais de tamanhos e modelos diferentes, dependendo do diâmetro da roda e do tipo de veículo (automóvel ou pick-up). Este tipo de cadenas não pode ser usado quando o espaço entre o pneu e o paralamas for muito pequeno, pois caso contrário poderá danificar o veículo. Veja abaixo dois exemplos.

coche

Modelo de cadenas convencionais para uso em automóveis.

pup

Modelo de cadenas convencionais para uso em pick-up.

Mesmo que não esteja nevando em outras regiões, durante a travessia das cordilheiras é comum ter neve, pois a altitude nos pasos é maior. Isto é bem provável no inverno e, algumas vezes, acontece até mesmo em outras estações do ano. Em dezembro de 2010, durante a travessia do paso Jama, começou a nevar quando chegamos próximos aos 5000m de altitude. A neve foi pouca e não chegou a acumular na estrada, portanto não foi necessário o uso das cadenas.

Deve-se prestar atenção também na possibilidade de haver gelo na pista, que é bem pior que a neve, pois além de mais escorregadio, o gelo é difícil de ser percebido. Mesmo se não houver neve na pista, mas existir no acostamento, é possível que existam placas de gelo no asfalto, portanto dirija devagar e com atenção. Como, neste caso, não se usa as cadenas convencionais, se você passar sobre alguma placa de gelo o carro poderá derrapar e você perder o seu controle.

As placas de gelo no asfalto também podem estar cobertas pela neve. Algumas vezes, após a neve ser retirada da pista, ficam estas placas de gelo. Elas são muito difíceis de serem identificadas, pois podemos encontrá-las em uma saída de uma curva fechada, em áreas com sombra e nem somente em zonas de montanha. Isto ocorre geralmente à noite e de manhã cedo.

Pista com neve

Possibilidade de gelo na pista

Em estradas de rípio, no caso de haver neve, o carro fica mais estável (não derrapa ou patina com tanta facilidade) do que no asfalto.

Estrada de rípio coberta de neve.

Estrada de rípio coberta de neve.

Mesmo com sol, se a temperatura estiver baixa, existe a possibilidade de gelo na pista nos locais de sombra. Veja a figura abaixo.

Gelo na pista.

Cuidado, gelo na pista em uma área de sombra.

Cadena líquida

Cadena líquida

Quando há neve, ou existe a possibilidade de ter gelo na pista, pode-se usar também as cadenas líquidas. Este produto é um spray antideslizante que deve ser aplicado na banda de rodagem dos pneus (face da borracha que fica em contato com a pista), criando uma película e aumentando assim a sua aderência ao asfalto. O spray deve ser reaplicado a cada 20Km, pois após esta distância, ele perde seu efeito. Pode-se usar em todos os pneus, mas no mínimo nos pneus das rodas de tração. Cuidado para que o spray não atinja os tambores, discos e pastilhas de freio. Os fabricantes também recomendam aguardar alguns minutos após sua aplicação. Este tipo de cadena também pode ser usado em situações de emergência, caso exista neve na pista. Porém, em caso de neve, a polícia exige o uso das cadenas convencionais, pois estas possuem uma eficiência muito maior que o spray. Na Argentina pagamos  R$7,50 (junho/2009) por um frasco da cadena líquida.

No caso de gelo na pista, nunca tente controlar o carro pisando no freio. Levante o pé suavemente do acelerador, reduzindo a velocidade com o freio motor.

Após instalar as cadenas convencionais, deve-se conferir cuidadosamente para ver se estão bem apertadas e que não estão encostando nas mangueiras de freio, paralamas e amortecedores do carro. As correntes não podem ficar frouxas, elas tem que estar apertando o pneu. Após a instalação é recomendável  andar alguns metros com o carro, parar e apertar (tensionar) novamente as cadenas para poder ajustá-las melhor ao pneu. Após percorrer alguns kilômetros procure parar seu veículo e conferir se continuam bem ajustadas. A instalação incorreta das cadenas pode causar danos ao veículo e perda de eficiência das mesmas, além de poder danificar os pneus.

Cadenas instaladas.

Cadenas instaladas.

Somente use as cadenas convencionais quando a neve já esteja acumulada na pista (em torno de 2cm ou mais). Depois de colocadas, se houver pouca neve, circule com o carro por onde ela estiver pouco transitada, pois ali as cadenas agarram melhor (evitando também danificar os pneus e correntes). Se houver muita neve, circule sobre as marcas deixadas pelos outros veículos.  Dirija devagar (máximo de 50Km/h) em 1ª ou 2ª marcha e sem freadas (se não tiver ABS), aceleradas ou guinadas bruscas. Utilize o freio motor para reduzir a velocidade do carro, levantando suavemente o pé do acelerador. Uma mudança repentina na aderência do veículo à pista pode provocar uma derrapagem. Assim que não tiver mais neve, deve-se retirá-las para evitar danos aos pneus, cadenas e veículo. Seu uso sem neve também degrada a pista e torna a condução desconfortável, uma vez que elas produzem ruído e vibração. Antes de guardá-las, convém lavar em água quente e depois secar para que não oxidem.

Também é importante que você aprenda a instalá-las antes de realmente precisar delas. A experiência de aprender a instalar as cadenas na “hora do aperto” não é nada agradável. Nós passamos por isso e recomendamos fortemente: aprenda a instalar antes! A instalação é simples, mas é necessário um pouco de prática. Leve em consideração que fazer a instalação será mais difícil com o frio, vento e com as mãos geladas (de preferência use luvas). Ao fazer a instalação, não se esqueça de estacionar seu veículo em um local seguro e sinalizar com os triângulos e luzes de alerta. Evite estacionar em curvas e em locais que impeçam a circulação dos outros veículos.

Mais algumas dicas:

• Evite acelar e desacelerar bruscamente;

• Evite ultrapassagens;

• Tente antecipar a necessidade de parar o carro para evitar usar os freios;

• Dirija devagar;

• Mantenha uma distância segura do carro a sua frente;

• Evite andar na frente de caminhões e ônibus, pois estes precisam de uma distância de frenagem muito grande;

• Tenha muito cuidado com a neve da pista por onde outros veículos já tenham trafegado (rastros de outros veículos). Ela se transforma em gelo e é muito deslizante. Se houver pouca neve é melhor circular com as rodas do veículo sobre a neve virgem;

• No momento da compra das cadenas, informe-se das medidas dos pneus para comprar um modelo que seja compatível com eles. Estas informações estão impressas nas laterais dos pneus e também estarão disponíveis no manual de instruções do veículo. Geralmente constam nas embalagens das cadenas as medidas dos pneus com os quais o modelo é compatível. É comum que um mesmo modelo de cadena sirva para pneus de medidas aproximadas (13 e 14 polegadas, por exemplo), já que elas podem ser ajustadas pelos tensionadores;

• Durante a instalação das cadenas use luvas para proteger suas mãos do frio e da lataria do carro. Uma lanterna também é útil no caso da necessidade de instalá-las durante à noite.

• Geralmente existem placas informativas nos locais onde é comum a presença de neve ou gelo na pista.

Gelo na pista.

Placa informando sobre a possibilidade de existir gelo na pista durante o inverno.

A melhor dica que podemos dar para dirigir na neve é: conduza seu carro devagar e com prudência. O segredo é ter paciência e não se afobar só porque os outros andam mais rápido que você. Lembre-se que muitos deles estão acostumados a dirigir nesta situação. Já a grande maioria são é mesmo imprudentes.

A seguir selecionamos alguns videos que mostram com instalar as cadenas.

  • Colocação de cadenas de neve

    [embedyt]http://www.youtube.com/watch?v=kazlxXcVFCc&hl=pt-br&fs=1&[/embedyt]
    Click aqui
    para ver o video na página do YouTube.
    Click aqui para ver o video na página do Flickr.
  • Como colocar as cadenas

    [embedyt]http://www.youtube.com/watch?v=opxxamSRcYA&hl=pt-br&fs=1&[/embedyt]
    Click aqui para ver o video na página do YouTube.
    Click aqui para ver o video na página do Flickr.
  • Instalando cadenas para a neve
    [embedyt]http://www.youtube.com/watch?v=PXaxz-NjTec[/embedyt]

    Click aqui
    para ver o video na página do YouTube.
    Click aqui para ver o video na página do Flickr.
  • Cadenas para a neve: veja como colocá-las

    [embedyt]http://www.youtube.com/watch?v=8WO4vP9YUqM[/embedyt]
    Click aqui
    para ver o video na página do YouTube.
    Click aqui para ver o video na página do Flickr.
– Tenga especial precaución con la nieve pisada en la calzada. Se transforma en hielo y es muy deslizante. Si puede elegir, es mejor llevar las ruedas del vehículo por nieve virgen.

91 respostas para “Como dirigir na neve e uso das cadenas”

  1. Guilherme Piegas disse:

    Bom dia,

    Desejo viajar à Argentina por via terrestre em automóvel particular pelo período de 20 (vinte) dias. Não pretendo fazer reserva antecipada de hotel como cautela ante eventuais atrasos nos locais escolhidos para visitação. Considerando que em recente viagem aérea àquele país fui indagado sobre o hotel em que me hospedaria, pergunto se há obrigatoriedade em informar à aduana argentina o possível hotel em que poderei pernoitar.
    Grato pela atenção e aguardo resposta.

    • arrsouza disse:

      Olá Guilherme
      Não há obrigatoriedade de informar o local de hospedagem. Podes procurar o hotel quando chegares ou utilizar um site de reserva semelhante ao Booking.com.
      Abraços
      Alexandre, Rosângela, Felipe e Isabela

  2. José Gabriel Evangelista Silva disse:

    Estou em Buenos Aires e depois de amanhã viajo com destinos vários pelo litoral atlântico da argentina até Ushuaia; preciso comprar as cadenas (correntes pra pneus) e o cabão. Onde posso compra-los em Buenos Aires.

  3. Telmo Fortes disse:

    Prezados.
    Excelentes informações, todavia cabe ressalvar que: – não há nada na legislação da Argentina que obrigue o uso de correntes; – Cadenas é o termo castelhano para correntes, e: – Todas as boas casas brasileiras de artigos agropecuários ou de ferragem, tem correntes para jipes e camionetas, mas dificilmente serão encontradas com as bitolas dos carros importados.
    Abraços TFortes

  4. henrique disse:

    É o Henrique de novo, esqueci de dizer pra vocês que estamos pensando em ir em agosto, aguardo o contato de vocês, abraço….

  5. henrique disse:

    Oi Alexandre, Rosangela e Felipe, estou lendo este site de vocês já faz alguns dias e estou empolgado para viajar de Floripa até o norte do Peru para surfar la, já fui algumas vezes até la mas de avião, agora quero ir de carro depois voltar passando pelo sul do chile, quem sabe até Bariloche, vamos num carro gol 1.0 aro 14, vamos em 3 adultos e 1 criança de 1 ano e 10 meses, sera que tem problema de levar a criança???? vamos fazer a vacina da febre amarela em todos até na criança, o que mais vocês podem me alertar sobre esta viajem, especialmente sobre levar a criança, voces podem me responder por email tambem??? aguardo seu contato, parabéns pelo site, grande abraço pra vocês…

    • arrsouza disse:

      Olá Henrique
      Sua mensagem nos passou despercebida. Suponho que sua viagem já tenha acontecido. Podes contribuir com o blog nos contando como foi a adaptação do bebê às grandes altitudes do Peru.
      Um abraço
      Alexandre, Rosângela, Felipe e Isabela

  6. Allison Escouto Silva disse:

    Bom dia! Saberias me dizer se encontro Cadenas para vender em Porto Alegre? Em caso negativo, posso tranquilamente entrar em Buenos Aires sem elas, e somente depois comprá-las para ir até Bariloche? Vou passar o mês de julho por lá. Obrigado.

    • arrsouza disse:

      Olá Allison
      As cadenas serão obrigatórias somente nos locais onde pode haver neve. Portanto em Buenos Aires você não precisará delas. Deixe para comprar na Argentina. Em Neuquén você deverá encontrar.
      Um abraço
      Alexandre, Rosângela e Felipe

  7. Lucílio disse:

    Olá, planejo uma viagem de carro pela Argentina entre 01 a 18 de julho, partindo de SC e passando por Punta del Este, Buenos Aires, Mar del Plata, Bariloche (5 dias), Osorno no Chile, Vinã del Mar, Mendoza, Santa-Fé, Uruguaiana, etc. Tenho dúvida com relação as condições que encontrarei para rodagem nas estradas, se muita neve a ponto de complicar nosso passeio ou neve apenas nos picos. Alguém sabe responder?

    • arrsouza disse:

      Olá Lucílio
      Você provavelmente irá encontrar neve em Bariloche, nos pasos Cardenal Samoré (próximo a Bariloche) e Cristo Redentor (entre Mendoza e Santiago).
      Existe uma boa probabilidade de precisares de cadenas para travessia das cordilheiras. Podes também encontrar estes pasos fechados por algum período (geralmente curto).
      Um abraço
      Alexandre, Rosângela e Felipe

  8. henrique disse:

    Alexandre,

    Parabéns pelo site.

    O que me diz de ir para Ushuaia no inverno, especificamente em julho? Consideras perigoso?

    Obrigado.

    Henrique fonseca

    • arrsouza disse:

      Olá Henrique
      Julho será bem no forte do inverno. Possivelmente algumas estradas estarão interrompidas e alguns pontos turísticos fechados. Pensamos que uma viagem no verão seria mais proveitosa e tranquila.
      Um abraço
      Alexandre, Rosângela e Felipe

  9. josias braz frança disse:

    Olá, Alexandre e Rosângela.
    Vocês conhecem alguma loja em Mendonza-Argentina que vendem correntes para neve ? Estou tendo uma dificuldade imensa para conseguí-las aqui no Brasil – o pneu do Pajero é 625/65/R17. Gostaria de deixar encomendada a compra de um par, lá em Mendonza. Obrigado

    • Rosângela disse:

      Olá Josias!
      Não sabemos informar uma loja que venda cadenas em Mendoza. As nossas compramos em um posto de combustíveis em San Martín de Los Andes. Acreditamos que durante a viagem você consiga comprar com mais facilidade.
      Grande abraço,
      Rosângela, Alexandre e Felipe.

  10. josias braz frança disse:

    Olá, Alexandre e Rosângela.
    Apreciei seu blog. Consegui boas dicas. Estarei saindo de São Paulo com meu Pajero 4 x4 com destino à Cidade de Santiago, no Chile. Minha dúvida está nas tais “cadenas”. Como terei de atravessar de Mendonza para Santiago e, como nunca dirigi em neve, será que eles ( os chilenos) criariam problemas para entrar no território chileno sem as tais ” cadenas” ou é melhor, por prevenção, adquirí-las aqui no Brasil. Estarei indo dia 10/01/2013 ( eu e meu genro) e encontraremos a família dia 15/01/2013 em Santiago. Já fiz, com o mesmo Pajero Paraguai x Argentina e Uruguai.

    • Rosângela disse:

      Olá Josias!
      Nesta época que você vai, provavelmente, não precisaras de cadenas para ir de Mendoza a Santiago. Caso seja preciso você pode adquirir facilmente durante a sua viagem.
      Grande abraço,
      Rosângela, Alexandre e Felipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *