Olá amigos viajantes

Estamos em Los Andes no Chile, junto a Cordilheira. Partimos hoje pela manhã de Temuco e paramos aqui para amanha cruzarmos o paso Los Libertadores, subindo os famosos caracoles em direção a Mendoza na Argentina.

Boa parte do caminho até aqui foi feito na ruta 5, também chamada de panamericana, que é a estrada que cruza o nosso continente de norte a sul. Aqui no Chile é chamada de Panam.

De Temuco até aqui, em Los Andes, todo o caminho foi feito em estradas duplicadas de qualidade ótima. Tudo muito bem sinalizado e conservado. Óbviamente ao custo de diversos pedágios, custando em torno de R$9,00 cada um. Os pedágios são cobrados a cada 100km aproximadamente. Alguns aceitam pagamento com cartões de crédito. Pagamos alguns com cartão e nos impressionamos com a velocidade da operação. Basta apresentar o cartão para o funcionário na chancela, que a aprovação é feita até mais rápida do que o pagamento em dinheiro.

Passamos por, ao menos, uns 3 radares móveis pelo caminho. Os policiais ficam estrategicamente posicionados nas curvas. A velocidade permitida nestas autopistas é de 120km/h em quase todo percurso.

Conforme a valiosa dica enviada pelo amigo viajante Carlos Vasquez, nas autopistas de Santiago a cobrança de pedágio passou a ser totalmente automatizadas. Isto significa que não há mais chancelas de cobrança de pedágio. Os carros chilenos que circulam por estas autopistas são obrigados a instalar em seus carros TAGs eletrônicos que são lidos automaticamente quando os carros passam por portais onde estão instalados os leitores.

Este sistema permite que o trânsito flua continuamente, pois a leitura é feita com os carros andando mesmo que na velocidade máxima permitida nestas vias, que é de 120 km/h. Conforme comprovamos na prática, cruzamos boa parte de Santiago sem que o trânsito ficasse lento em nenhum ponto.

Realmente o sistema funciona muito bem. Em 2009 circulamos pelas autovias de Buenos Aires e os diversos pedágios faziam o tempo trancar em vários pontos.

Os estrangeiros e motoristas que passam e eventualmente por estas autovias devem utilizar o sistema de pedágio pré-pago, chamado de Pase Diario. Este mecanismo foi feito para os usuários que não possuem os TAGs instalados em seus veículos. Este Pase Diario é apenas um bilhete impresso, tipo um cupom fiscal, onde está impresso o número da placa do carro e as datas válidas para uso das autopistas. O Pase Diario custa 5400 pesos chilenos (R$22,61) por dia e é válido para qualquer uma das autopistas que possuam a cobrança automatizada. Nas demais autopistas não automatizadas (geralmente mais afastadas de Santiago) a cobrança é feita de modo convencional, através de chancelas com pagamento em dinheiro.

Como não há chancelas, o Pase Diario não é apresentado em lugar nenhum. “Supomos” que os carros que não possuam as TAGs, tenham suas placas capturadas por câmeras e o sistema identifica os números da placa e gera multas automaticamente. Ainda não estudamos bem o assunto, por isto estamos fazendo suposições.

O Pase Diario pode ser adquirido em qualquer posto da rede Copec Pronto, os quais estão presentes por boa parte da ruta panamericana. A compra deve ser feita diretamente o caixa da cafeteria do posto. Há um posto a cada 100 km aproximadamente, as vezes menos. Já estamos preparando um post especial sobre esta fantástica rede de postos, cujos serviços poderão facilitar muito sua próxima viagem.

O Pase Diario pode também ser adquirido através da internet no endereço https://www.servipag.com/.

Novamente agradecemos a dica do amigo Carlos! Sua colaboração nos ajudou bastante.

Este é um post preliminar sobre o assunto. Em breve faremos um artigo completo sobre o assunto. Qualquer contribuição ou correção será muito bem vinda.

Mais informações em:
http://www.costaneranorte.cl/tarifas-pdu.html

Grande abraço a todos
Alexandre, Rosângela, Felipe e Isabela

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3 respostas
  1. Dani
    Dani says:

    Rodamos muitos km pelas rodovias autopedagiadas (cobrança automática). Fomos e voltamos diversas vezes, incluindo a ida a Vina del Mar que também funciona assim. Achamos que talvez alguma coisa fosse cobrada na hora de voltar ao Brasil, mas até agora, nada. Quando estacionamos em Santiago, o cara da cobrança (que lá o faz através de uma maquininha) nos disse que não precisávamos pagar, porque a máquina só lia duas letras e nossa placa brasileira tem três. Sendo assim, nem os radares das rodovias conseguem cobrar o pedagio eletrônico (também são suposições…).

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  2. Wagner Coronado
    Wagner Coronado says:

    Alexandre, em janeiro de 2013 passamos por este sistema sem saber e ficamos com muito medo de multa ou apreensão do veículo durante toda a volta do Chile. Até agora não entendemos como não deu em nada, talvez porque era domingo.

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  3. José Gabriel E. Silva
    José Gabriel E. Silva says:

    Caríssimos Alexandre, Rosângela, Felipe e Isabela Excelente seu texto. Gostei muito de viajar pela Ruta 5, desde Quellón – Chiloé até Arica fronteira com o Peru. Quanto “cobrança automatizada nas autopistas de Santiago” em não tive a oportunidade de usar; acho que não estava funcionando ainda em jan/14. Deve ser coisa nova; mesmo pagando com efetivo não enfrentei engarrafamento nos pedágios.Subimos os caracoles entre Santiago e Mendosa. Fiz esse trecho só para conhece-los. Foi maravilhoso, só lamentei pq estava em obras, muitas obras, transito lento e sem condições de parar para tirar fotos; mas tiramos de dentro do carro.Parabéns pela matéria.Abraços e beijosGabriel

    Date: Sat, 1 Mar 2014 04:50:02 +0000 To: prjgabriel@hotmail.com

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