Documentação e itens obrigatórios
Cambão ou cabo de aço
Para trafegar na Argentina é obrigatório portar no carro um cambão rígido ou cabo de aço de 1,5 a 2m. Em relação ao cabo de aço, o cambão rígido tem a vantagem de ser mais seguro e ser a única opção autorizada no Brasil para rebocar outro carro.
Você poderá procurar por este item em lojas especializadas de sua cidade ou pela internet. No Mercado Livre há algumas opções por custo médio de R$120,00. Procure no site pela palavra chave “cambão”.
Comentários: em nossas viagens este item nunca nos foi solicitado. Mesmo assim não deixe de levar, pois além de uma exigência, ele pode ser bem útil no caso de uma emergência.
Eles aceitam a cinta de roboque? Ou cabo de aço? Ou a exigência é o ferro (cambão) mesmo??? Muito obrigado a todos pela colaboração
Acabamos de passar por Corrientes. Eles estão pedindo o cambão.
Estivemos na Argentina, entre Posadas e Purmamarca, agora no final de ano. Passamos por várias barreiras. Fomos paradas apenas em três. Em uma nos perguntaram para onde íamos.Na segunda, na saída de Cafayate, por volta das 8:30h, nos pararam e fizeram teste do bafômetro, tudo tranquilo. Na terceira, passando Corrientes, nos pararam. Pediram documentação do carro, extintor, dois triângulos, cambão e caixa de primeiros socorros.Parece que ali a coisa está complicada. Vários grupos falando desta guarnição.
A informação sobre o cambão é falsa , pois não há previsão na lei de trânsito da Argentina .
Resposta do Consulado da Argentina é que precisa cambão e caixa de primeiros socorros, assim como extintor e que não pode circular com engate para reboque SEM o reboque!
Na Ley de Trânsito Argentina não há obrigatoriedade de cambão ou algo do gênero. As 2 coisas obrigatórias são: Extintor de Incêndio na validade e 2 triângulos. Só. O resto é mentira!
Fui pra Mendoza agora em Dezembro de 2018, fui parado mais de 10x (ida e volta), nenhum policial solicitou cambão e nenhum desses acessórios lendas, apenas o que consta na lei. Caso se deparar com algum policial corrupto (hoje tem poucos mas ainda tem), basta levar impresso a lei de transito argentina e perguntar ao policial para apontar o item que ele deseja.