Documentação e itens obrigatórios

Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP

 

Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia

 

O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) é um documento que comprova a vacinação contra a febre amarela e/ou outras doenças. É importante destacar que somente este cartão é válido em viagens para fora do Brasil. A carteira branca de vacinação fornecidas pelas secretarias municipais de saúde não são aceitas fora do país. A possibilidade de exigência do CIVP é prevista no Regulamento Sanitário Internacional (RSI).

Para estar protegido contra febre amarela, o viajante deverá ser vacinado no mínimo dez dias antes de sua viagem. Desde julho de 2016, não há mais prazo de validade da vacina de febre amarela. Basta tomar uma vez na vida. Essa modificação foi determinada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), por meio do Anexo 7 do Regulamento Sanitário Internacional (RSI), de 2005.

Como você não mais precisa tomar doses de reforço a cada dez anos, o campo de validade do seu certificado de vacinação indicará apenas a data inicial de validade da vacina (dez dias depois da data que você se vacinar).

Apesar da OMS considerar que apenas uma dose da vacina já é suficiente para a proteção por toda a vida, como medida adicional de proteção, o Ministério da Saúde do Brasil definiu a manutenção do esquema de duas doses da vacina contra a febre amarela no Calendário Nacional, sendo uma dose aos noves meses de idade e um reforço aos quatro anos.

O CIVP é emitido nos postos da Anvisa, localizados em aeroportos, portos e fronteiras. Clique aqui para acessar o site da Anvisa e saber os procedimentos para emissão do CIVP.

Apesar de muitos países não exigirem a carteira de vacinação, a OMS recomenda tomar a vacina antes de visitar diversos lugares da América do Sul. Clique aqui para saber quais países exigem a vacinação (e consequentemente a CIVP) e quais países estão na lista de risco de transmissão da febre amarela segundo a OMS (e portanto a vacinação é recomendada).

Comentários: a CIVP nunca nos foi solicitada em nossas viagens. No entanto, não deixe de levá-la, pois ela pode ser exigida na entrada de alguns países. Para fazer a solicitação da carteira não se esqueça que é necessário levar a documentação listada acima e que é obrigatória a presença de todos os viajantes. Mais importante que se preocupar se a CIVP será ou não exigida em sua viagem, é levar em consideração que ao tomar a vacina você se previne contra a doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *